sábado, 8 de janeiro de 2011

As bases - primeiros planejamentos

Estou no momento de arrumar as malas, planejar, e organizar tudo para a viagem, pois afinal, dentro de duas semanas embarco para Dublin.


Este post ainda não é sobre a minha arrumação, e minha experiência, mas sobre como consolidei minha escolha pela Ilha Verde, e sobre como a leitura de alguns blogs me deram uma maior segurança.


 Antes de me decidir pela Irlanda pesquisei outros países como Canadá e Austrália. Pesei prós e contras de cada país de acordo com meus interesses, e possibilidades financeiras. 


Li vários textos sobre cada país, ao mesmo tempo que fazia a pesquisa junto a agências de intercâmbio, escolas, embaixadas e  empresas aéreas.


Passei por vários blogs e elegi alguns como essenciais, que me ajudaram a sentir a Irlanda e ter mais segurança na escolha do meu país para 2011. Em todos os sites, indico como fundamentais os textos sobre o que fazer antes de viajar, o que fazer ao chegar, o que levar na mala, documentação, avaliação de escolas e agências. Abaixo ressalto as especificidades que me chamaram atenção em cada um deles:




Vida na Irlanda, da Tarsila, foi o primeiro com o qual tive empatia. O jeito de escrever e a atenção da blogueira para com os leitores me cativou a  buscar novos textos diariamente. 


Além disso, os vários olhares de uma brasileira em Dublin, relevados principalmente nas categorias Conhecendo a Irlanda, com sugestões belamente vividas e garimpadas pela escritora que me fizeram sentir, ainda no Brasil, um pouquinho do país, além de ter idéias de para onde se ir, e do que fazer quando chegar aproveitando ao máximo a cidade, e Achado em Dublin com sugestões de bons lugares como bares, restaurantes, lojas, e até mesmo armarinhos e açougues. 


Antes de vir, não deixe de ler as entrevistas com estudantes brasileiros que estudam em várias escolas de dublin.


E-Dublin é um projeto maior com o site e também um grupo de discussões. No site, os vários colaboradores dão dicas muito boas de como se virar em Dublin. Através de suas experiências nos fortificamos para construir as nossas. Fiquei bastante surpresa com um post sobre brasileiros trabalhando em Rickshaws, e ri bastante com um post no qual o Edu, não entende bem se era Tuesday ou Thursday o seu primeiro dia de trabalho.


No grupo de discussões E-Dublin pedi ajuda, pude ajudar e conheci pessoas que estão na mesma situação, preparando-se para viajar, ou mesmo que já estão ou estiveram e Dublin e compartilharam suas experiências.


Há em São Paulo e Dublin, regularmente, o Dublincontro, momento para encontrar brasileiros, trocar experiências, e, é claro, se divertir. Há também, encontros em outras cidades como Cork, na Irlanda e Belo Horizonte, no Brasil.


 Através de vários canais, incluindo o boca a boca,  tenho conhecido algumas pessoas que foram, são ou serão Dublinenses emprestados pelo nordeste do Brasil. Será que teremos um Oxente? Dublincontro em João Pessoa em 2012?


Ah, ão deixem de consultar os classificados do E-dublin.




O  Santo Irish é um apoio para antes e depois de chegar em Dublin. Há diariamente no site vagas de emprego disponíveis, facilitando a busca para os brasileiros. Também com seção de classificados, avaliação de escolas e agências, além de outras dicas.




O Marcelo Góes está partindo para novas aventuras no Canadá, mas tem histórias bem legais da experiência dele na Irlanda. Não deixem de ler os posts, planejar, rir e contar cada vez mais os dias para poder estar fazendo sua própria história.


Bem, tem muitos outros blogs, bons também, que com o tempo irei lendo e acompanhando.


Colocarei todos os que tiverem a ver com experiência de brasileiros na Irlanda no meu Blogroll.


abraços,


nos próximos dias conto minha história,


Marília Barreto

10 comentários:

  1. Post muito bom Marília, começou bem.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Karina! Já está no blogroll!

    Marília

    ResponderExcluir
  3. Prof,
    boa sorte na terra dos trevos verdes! Dublin é muito legal!Esquisita e surpreendente!Good luck!Vou te seguir tá?

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Laurinha! Grande beijo!

    Marília

    ResponderExcluir
  5. Boa viagem, Marília. Que Dublin supere suas expectativas.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Mona! Tudo de bom pra você e sua princesinha. 2011 será o ano!

    Marília

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela iniciativa de dividir suas experiências, com certeza toda essa preparação ajuda quem esta pensando em viajar... Boa sorte pra vc, pra nós :*

    ResponderExcluir
  8. Pri! Obrigada, e muita sorte pra nós mesmo!

    Marília

    ResponderExcluir
  9. Mamá, quero te desejar uma boa viagem e dizer que adorei a tua idéia de criar o blog, assim vc ficará mais pertinho da gente msm estando tão longe. Já estou com saudades. bjs. Erbênia

    ResponderExcluir
  10. Olá Marília!

    Adicionei seu blog no meu blog roll ok?

    Abraços

    Sávio

    ResponderExcluir

Vou achar arretado se você deixar um comentário para este post. Grata,
Marília.