quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Não há inércia, é só escolha.

[fonte]
Viajo em cinco dias; as malas não estão prontas ainda!!! apenas separei o que vou levar, fiz lista e sigo riscando os excessos ao mesmo tempo que cometo outros. Fui à farmácia e fiz uma feirinha [colírio, solução nasal, remédios para diferentes dores, band aid, anti-ácido, dentre outros]; fiz procuração para que os abacaxis que porventura apareçam sejam descascados sem a minha presença; enfim, depois escreverei sobre o que levei pois quero me deter agora ao que deixarei.

A priori, o título desse texto seria: “Vou em x dias: um post para os que ficam”, mas na maturação da ideia percebi o tamanho da minha pretensão ao pensar que apenas eu, que estou com viagem marcada, vou. Todos vão para algum lugar, e eu vou para a Irlanda. Foi a minha escolha.
["Mande notícias do mundo de lá/Diz quem fica (...)"
Encontros e Despedidas; Intérprete: Maria Rita; composição: Composição: M. Nascimento E F. Brant]

Em Dublin, lembrarei de todos, vou rir, chorar, mandar mensagem, ligar chamando a cavalaria, ou ficar fazendo um estranho ouvir as histórias de meus amigos que para ele são imaginários. E, desde já, posso antecipar algumas delas: [se fosse um filme, a câmera faria uma tomada do meu rosto, e ia dando um close up, até chegar aos olhos, e entrar na minha imaginação, e a parte a seguir do texto seria mais opaca, indicando que é meu pensamento.]

Enquanto estiver na Ilha verde, terei notícias dos shows de uma Eduarda que finalmente revolveu botar a voz num CD; Moema enviou o projeto, que foi aprovado por alguma lei de incentivo à cultura, e possibilitou a gravação do CD e a realização de alguns shows; houve um lançamento em praça pública, mas também uma festinha com comes e bebes, apenas para os amigos mais próximos e artistas convidados. A empresa de Juliana organizou todo o buffet [e eu fiquei babando quando vi as fotos produzidas por Marcílio para a Agência de Annie]. E Jú, apesar da minha ausência, teve que repartir Eduarda com muito mais gente; mas era momento de felicidade e esse assunto era apenas tiração de onda, para incitar o ciúme.



Na plateia, Edione, Deise, Danilla e Fernando numa mesa, bem ao lado da de Claudia e Francis. Marcílio senta com Arthur, Jeanne e Júlia para descansar um pouco. Me matam de orgulho esse povo! Nossa: e tem aquela turma do fundão com Gamela, Dudu e Jorge morrendo de rir, cantando as músicas novas da Eduarda no estilo “vamos abrir a roda”. Edi e Deise olham com cara feia, mas na verdade querem é estar lá. Deram um rela na galera, mas depois da apresentação se juntaram todos, e cantaram todas as rodas. Moema não para em nenhuma mesa muito tempo, ela está fazendo novos contatos com os artistas que foram convidados para o lançamento, pensando nos eventos futuros. Em conversa com Paulo, dono do Mororó, logo organizou em evento lá.

Pedro e Rildo estavam conversando sobre quem seria aquele lá atrás, que chegara no meio do show, com mochila nas costas, e não tinha entrado: Rildo o conhecia, e disse a Pedro que aquele era HVB, que ele era de Recife, que tinha perdido o ônibus e veio de carona. Ele fez uma participação, lendo umas de suas poesias no palco.

Mas Campina continuava a mesma e, após o show, alguns logo se dirigiram para o Largo da Bohemia ou Tenebra. Juliana logo foi para casa, teria um casamento no outro dia, e deveria acordar cedo para inspecionar tudo. Nyeberth chegou e falou com Edi sobre a nova viagem dela. Dessa vez ela não iria para a França. Logo encontraram com Técio, que tinha voltado da Áustria e estava cheio de história pra contar: Tiago, Catherine ouviam e morriam de rir, e outros foram se agregando à mesa.

Entretanto, nem todos estavam nesta festa. Alguns, como Adeildo, foram convidados, mas era fim de semestre e o convite chegou apenas quinze dias antes, ele respirou fundo e disse: “Mas galegaaaa, porquê você não avisou antes????!!!!” Ele ficou em casa, tentando resolver as malditas avaliações e pensando no show. Depois, acabou dando uma passada no Bar do Brito onde encontrou vários conhecidos, como Fidélia e Zezé dentre outros, e por lá não tinha lançamento de CD, mas a música era o prato principal. Flávio deu uma passadinha no show, mas logo foi encontrar-se com Jesus e Sandrely que estavam também no Brito.

Do outro lado da cidade, Claudenice faz uma festa para comemorar a casa nova. Valentina ainda está pequenininha, mas Tia Erbênia fica o tempo todo babando a pequena. Rogério fica com ciúmes [da mãe ou de Valentina?]. Kare soube da notícia, mas ela não estava do outro lado da cidade, nem mesmo do país; estava na Tailândia, e do i-phone do Goiano deu os parabéns a Clau e enviou fotos do restaurante onde estavam. Cada comida!


Mais adiante também teve outro evento do qual não pude participar: o casamento de Mônica e Jalberth. Daniel não foi o fotógrafo oficial pois era o padrinho. Tudo lindo! Também com a organização da noiva, as listas, preparativos e cuidados só poderia ser assim. Cyntya, e mais um monte de gente, borrou toda a maquiagem ao ver a noiva entrar!

Assim, todos continuaram suas idas e vindas, sem inércia, na eterna oscilação entre as decisões que tomamos, e as que o mundo tomou para nós.
Gostaram das minhas previsões? E, agora me pergunto: quais serão meus caminhos em 2011? 
Ah, e para aqueles que me pediram para eu trazê-los na mala, lembrem-se de que meu coração é maior


14 comentários:

  1. ô amiga...fui lendo e as lagriminhas foram caindo...que lindas suas previsões! Imagino o que está sentindo, prestes a partir. Mas um ano tb não demora muito a passar. Lembra do ano passado? Já era quase carnaval...Passou voando não foi? Então vá, aproveite, faça novos amigos, conheça lugares. Estaremos aqui esperando sua volta (será que vc volta?). Amo você!!

    ResponderExcluir
  2. It's all I can say
    http://www.kboing.com.br/elba-ramalho/1-1022131/#

    Beijão e volta logo pra nossas risadas e terapias em grupo!(em mesa de bar rs) : )

    Francis

    ResponderExcluir
  3. Yes!!! Estamos aqui na sua platéia, Marília! Brilha!!!
    Previsões para sua viagem: Marília vai conhecer um irlandês q, por conseguinte, vai conhecer seus amigos, q, por conseguinte, vai trazer para o Brasil e apresentá-los às suas amigas, q, por conseguinte... kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. É Ju! um ano num instante passa. Parece ontem que você voltou para Campina e nisso são o quê? 3 anos, né?

    Francis, saudades das terapias. Pelo menos, na Irlanda também deve ter uns consultórios desses.

    Claudinha!!!!! e será que as amigas não vão conhecer os irlandeses por lá? é outra possibilidade!

    ResponderExcluir
  5. Ameeei as previsões...
    Francis, vamos continuar com nossas terapias,
    Cláudia, eu quero estar inclusa nesse "que por conseguinte..."
    E sim, Marília brilha mesmo... onde quer que vá!
    EDUARDA.

    ResponderExcluir
  6. Adorei Marilia!! Isso significa que não importa onde, estaremos sempre juntas, escrevendo nossas histórias entrelaçadas...

    Boa viagem malila!!!

    ResponderExcluir
  7. Oxente, massa demais!
    Assim como Ju, me emocionei com alguns trechos... ao ler nomes e pensar situações. Sinto uma saudade antecipada, pois quem sabe tb não partirei...
    Beijo Marília. Tô na torcida.
    Keep in touch!

    Jorge! ;)

    ResponderExcluir
  8. Ahhhh Má Má, quer me matar?
    Que assim seja e assim será!
    Mando o CD de Eduarda por sedex , mas vc escutará em primeira mão antes mesmo da mixagem, no bruto, no grosso, no gogó! hehhehehe
    aí qndo vc voltar, a gente edita tudo que vc filmou e faz um Documentário , que será experimental, bem do seu jeito, com o pitaco de todos os citados, claro, e será uma sensação no Comunicurtas e nos festivais Brasil afora!
    Em todos nossos Eventos: docinhos de Juliana!
    Caramba... lendo o texto percebi que dá para montar uma Equipe de Produção Cultural pra lá de bombástica!Valeu por me indicar parceiros culturais, Má Má! hehehe A primeira foi Annie e a lista só crescerá!

    Obrigada por me adotarem, meninas!

    E nosso próximo carnaval será em Guaramiranga!

    Marília, vamos passar o carnaval em Guaramiranga?
    Posso sim. Tô chegando da Irlanda.
    Oxente? E como foi na Irlanda?
    MARAVILHOSOOOOOOOOOOO, MAS É BOM VOLTAR PRA CASA!

    huhauhauahuahua

    QUE ASSIM SEJA!

    ResponderExcluir
  9. Oi Marília, tudo bem?
    Meu nome é Amanda e em breve serei mais uma "oxente" na Ilha Verde! Sou de Natal (praticamente sua vizinha) e embarco pra Dublin no dia 03/03. Vc vai estudar em qual escola? Vai ficar em homestay? Muito ansiosa? Como estão os preparativos? Já acompanho os outros blogs que vc mencionou no outro post há um tempo e a partir de agora acompanharei o seu também, pois daqui a um mês estarei passando exatamente pelas mesmas coisas que você está passando agora.
    Se quiser me add no msn pra gente conversar mais, meu email é xabitinha@hotmail.com
    Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  10. Marília, chegou bem?? Espero que sim... Ei tô indo em março mesmo, era ótimo que pudesse ter conversado com vc antes da tua viagem. Mas não deu... Ei te desejo boa sorte e espero que façamos um forrobodó mande in PARAÍBA quando eu chegar em Dublin.
    Xero

    ResponderExcluir
  11. Eduarda!!! ai mulher!!! esse negócio de brilhar é refletir a luz dos que estão perto. Espero que por aqui tenha gente com bastante luz, como tenho aí, para ter brilho.

    Moema, vai mesmo nessa história de produção. Não deve ser fácil, mas espero que logo colha os frutos. Estou borbulhando de idéias por aqui. simmm, que tal um doc, né?

    Amanda. conheci uma menina de natal hoje, a Mõnica. vou te add lá.

    João Paulo, vemtimbora pra gente fazer o forró aqui!

    No mais gente, obrigada pelas visitas.

    ResponderExcluir
  12. novo post please...vou colocar um link no meu blog do teu qdo começares a atualizar. bjo, sucesso e boa sorte na nova vida.

    ResponderExcluir
  13. Prof, vi esse vídeo na net esses dias e não resisti, tinha que te mandar....ela deve adorar a escola!Beijos!
    http://www.youtube.com/watch?v=ds65oGXGmIk&feature=player_embedded

    ResponderExcluir
  14. Sua vaca malhada! Vc me fez chorar...

    ResponderExcluir

Vou achar arretado se você deixar um comentário para este post. Grata,
Marília.